A Contabilidade é a ciência social que trata do estudo e do controle do patrimônio das empresas e entidades. O registro e o controle de atos e fatos administrativos fazem parte de suas práticas. Como resultado tem-se as demonstrações contábeis/financeiras, essenciais para a boa gestão das companhias. De acordo com o Código Civil, a escrituração contábil é obrigatória para todas as empresas, exceto as MEI. Mais do que obrigatória, ela é essencial. Nossos relatórios seguem o padrão IFRS/CPC.
Dentre as matérias contábeis e tributárias, as da área fiscal são, certamente, as mais complexas e que mais sofrem alterações. A todo tempo as fazendas (federal, estaduais e municipais) emitem instruções sobre tributação, sobre como incluir, sobre como mudar, sobre como alterar as regras vigentes. Os impostos e contribuições são os mais diversos; as formas de tributação, de cálculo e de compensação, idem. Acompanhar todas as mudanças exige tempo e dedicação integrais. É muito importante ter uma assessoria que tenha profissionais competentes e antenados com todas as mudanças na área.
Abrir uma empresa é a realização de um sonho que evoluiu para projeto. Contamos com profissionais constantemente atualizados para tornar essa tarefa fácil e rápida, mesmo em meio à burocracia estatal. E se, por algum motivo, os planos mudarem, encerramos sua empresa ou entidade para evitar outros custos fiscais.
O controle e a manutenção dos bens e direitos das empresas é a melhor forma de evitar prejuízos decorrentes de falta de manutenção, custos fiscais desnecessários por mau dimensionamento da depreciação e da amortização, bem como eventuais desvios. O controle patrimonial deve ser acompanhado e sincronizado com a escrituração contábil, feita de acordo com os Princípios Contábeis, com as IFRS e com os CPCs.
Depois de vários anos de trabalho, o contribuinte da Previdência Social desejaria encontrar um número menor de dificuldades para alcançar seu direito ou para verificar se já pode desfrutá-lo. Não é o que acontece na maioria das vezes, por causa da burocracia nos órgãos públicos. É verdade que a tecnologia tem facilitado e melhorado alguns serviços, mas não o suficiente. Temos uma equipe apta para ajudar na solução desses entraves, inclusive já atualizada com a Reforma da Previdência aprovada no segundo semestre de 2019.
Os colaboradores são o maior patrimônio de uma empresa. Seu comprometimento, conhecimentos, inteligência, disposição e todas as suas qualidades fazem toda a diferença entre uma empresa vencedora e outra que fica pelo caminho, ou apenas sobrevive. Através de processos modernos, oferecemos meios para que seus colaboradores tenham agilidade e segurança no processamento de suas informações trabalhistas, com o sigilo devido em seus dados, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
A Receita Federal possui, dado o nível de obrigações acessórias (informações entregues à Receita Federal, dentre outros, pelas fontes pagadoras) e dos documentos fiscais emitidos eletronicamente, controle total sobre as informações que o contribuinte, pessoa física, irá declarar. Fazemos com correção e asseguramo-nos, de todas as formas disponíveis, que as declarações por nós elaboradas não trarão problemas de retenção pela “malha-fina”. Nosso índice dessas retenções é zero.
As mudanças na legislação e nos procedimentos contábeis, fiscais e tributários acontecem constantemente. Por outro lado, outras obrigações merecem a atenção do empreendedor e de seus colaboradores, impedindo que estes acompanhem parte ou a totalidade dessas mudanças. Estamos sempre atentos a essas mudanças e, periodicamente, promovemos cursos palestras para clientes e público externo, a fim de transmitir conhecimento e promover as melhores práticas na área.
Seguramente, o Brasil tem um dos mais complexos sistemas de tributação do mundo, um verdadeiro labirinto. Além disso, há problemas de falta de mão de obra qualificada, de infraestrutura e um sistema hostil ao empreendedorismo. Nesse planejamento, após análise detalhada das particularidades da empresa, podemos definir, com segurança, a melhor opção tributária e a melhor natureza jurídica, acompanhando, no decorrer do exercício fiscal, os resultados dessas escolhas.